Sabe quando você faz merda e tenta justificar e fica ainda pior? Pois é exatamente isso que a Globo e o autor da novela Sol Nascente, o senhor Walther Negrão fez.

Se liga nas palavras deste cidadão:

“Procuramos por atores orientais, mas não encontramos um ator com capacidade e peso de Luiz Melo, nosso protagonista. Era um personagem muito importante para colocar um principiante ou alguém que não tinha a tarimba, não tinha ator”.

Carlos Takeshi detona Globo | Cadê protagonistas orientais?

Quando questionado sobre a crítica de outros atores orientais, e sobre um suposto boicote do público (o que duvido que aconteça) o autor justificou:

“Eles estão na novela, ninguém está tirando o papel de ninguém”.

Já o ator Luiz Melo também se pronunciou sobre isso, de uma forma mais neutra e que sim faz sentido:

“Todo tipo de manifestação é possível e positiva. Mas sou pela liberdade, pelo não julgamento. Estamos falando de arte”.

O que eu penso a respeito?

Obviamente que ninguém é inocente aqui, uma novela é um custo muito alto para apostar em um nome desconhecido (a personagem da Giovanna Antonelli é adotada justamente pelo menos motivo que o diretor deu acima, “não achei uma estrela”). Mas se era pra fazer assim, que não fizesse um história com personagens japoneses.

Já que fizeram a merda de não escalar um oriental para viver um oriental em um papel principal (sou o rei das rimas) que ficassem quietos e deixasse a poeira abaixar, porque dizer que não tinha ator é uma sacanagem.

E tem outra, como que um ator oriental vai mostrar se está pronto para o papel se justamente não ganham um papel de destaque? Nada contra o Luiz Melo que é um ótimo ator e provavelmente vai se sair bem no papel … mas Globo você errou feio, errou rude.